quarta-feira, 1 de outubro de 2014

“Mulher Migrante de Venezuela” discute a portugalidade (in Correio de Venezuela)


“Mulher Migrante de Venezuela” discute a portugalidade
O segundo congresso da associação decorre a 9 de Novembro, em Caracas.

Já está marcado o II Congresso Nacional da Mulher Migrante na Venezuela: Será a 9 de Novembro, domingo, no Salão Caroní, no Hotel Gran Meliá Caracas, uma forma de celebrar a portugalidade na Venezuela. O programa contempla, na abertura, a recepção aos participantes e a entrega do material que será usado durante o evento. De seguida, a secretária geral e a comissária do congresso dirão umas palavras de boas-vindas.

De início, haverá dois painéis: O primeiro tratará sobre a mulher luso-venezuelana, e o segundo sobre a língua portuguesa na Venezuela. Depois, será realizado um debate público sobre ambos. No final, os participantes terão um intervalo para almoço por conta própria.

Após o almoço, terão lugar os terceiro e quarto painéis, que terão como conteúdo os luso-descendentes com êxito e a juventude luso-venezuelana. Depois disto, lugar para um debate público, seguindo-se um coffee-break.

O quinto e último painel será acerca da portugalidade na Venezuela e no mundo, com o respectivo debate público. O evento termina com a apresentação das conclusões.

O evento de 2013, ‘Congresso Mundial da Mulher Migrante’, foi considerado um êxito. A reflexão no final da nota de imprensa, no encerramento deste evento, dizia: “Esta reunião era para celebrar: O cenário, o presente, reflectir, questionar as múltiplas facetas da cidadania das mulheres. Demos mais um passo no longo caminho pela frente no mundo da diáspora, e, em particular, da diáspora no feminino. Como disse o poeta, “o caminho faz-se andando”, e esta associação, a pé, iniciada pelas mulheres e os homens de valores, faz com que os combatentes e os desejosos de um mundo melhor tenhamos todos mais confiança, apesar das limitações, mas já com os olhos postos no futuro.”

Fernando Cámara


Autor: Correio de Venezuela (editorial@correiodevenezuela.com)
Jueves, 25 de Septiembre de 2014




Sem comentários:

Enviar um comentário